quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Minha primeira câmera: Qual?

Quem quer adquirir a sua primeira câmera se depara com inúmero tipos, marcas e modelos. Realmente é difícil escolher com vários modelos disponíveis no mercado. Primeiramente tome cuidado com anúncios de câmeras que prometem 1001 funções. Irei abordar alguns pontos para serem levados em conta na hora de adquirir uma câmera e pense sempre na finalidade que dará para ela.

Compactas

Também chamadas de automáticas ou point-and-shot (apontar e disparar), essas câmeras possuem configurações automáticas não sendo preciso fazer ajuste nenhum. Ideal para quem quer registrar momentos com a família e amigos. Em sua maioria não dão opção de troca de lentes mas alguns modelos já têm essa opção e não possuem alcance de zoom como as bridge.

Bridge/Superzoom

Muito parecidas com as câmeras compactas, essas possuem uma lente bem maior e que dão um alcance maior que as compactas mas não dão controle total sobre alguns ajustes como as DSLRs. É intermediária entre uma compacta e uma DSLR de entrada, ideal para tirar fotos de paisagem, natureza e de objetos distantes, pois possui alcance de zoom superior às compactas.

DSLR

Digital Single Lens Reflex que significa que a câmera possui um mecanismo de espelhos que possibilita ao fotógrafo que enxergue através da lente. Essas câmeras permitem que as lentes possam ser trocadas e que acessórios como flashes, grips entre outros, possam ser adaptados na câmera. Além desses acessórios essas câmeras possibilitam que o usuário tenha controle total, no modo manual, sobre ISO, velocidade do obturador e abertura do diafragma (itens abordados no post anterior), White balance (balanço de brancos), pode-se escolher fazer foco manual ou automático. São câmeras para quem quer trabalhar profissionalmente com fotografia.


FIQUE ATENTO

Megapixels

Não se iluda apenas com megapixels altos para ter boas fotos, pois a qualidade da imagem depende de vários outros fatores, como a lente que a câmera possui e o sensor que capta a imagem.

Sensor

Existem dois tipos de sensores: CCD que possui excelente qualidade de captura, mas é mais caro e consome mais energia e o CMOS que é mais barato e consome pouca energia e sua qualidade é inferior. Saiba também que o tamanho desse sensor também influencia, pois quanto maior ele for maior será a qualidade da imagem, pois os megapixels não precisarão ser diminuídos para serem capturados.

Memória

Quem compra uma câmera terá que comprar um cartão de memória, pois elas vêm com uma memória insignificante (16 MB, 32 MB), então, compre um cartão bom. Evite cartões baratos a não ser que sejam de marca confiável. O ideal é ter um cartão acima de 8GB, mas se você quer uma câmera apenas para fotografar amigos, família e viagens, um cartão com 2 GB já é o suficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário